15 000 no arranque do Festival da Sardinha

Written by on Agosto 7, 2017

O primeiro dia do Festival da Sardinha, atraiu cerca de 15.000 pessoas à zona ribeirinha de Portimão, onde não faltou a famosa sardinha assada e a boa música com um espetáculo único de Áurea e animação para toda a família.

O festival da sardinha, que decorre na Zona Ribeirinha de Portimão até 6 de Agosto, é um dos principais cartões-de-visita do município e homenageia as raízes da sociedade local, ligada intimamente à pesca e à indústria conserveira. Prova disso foi à encenação do “Alar da rede” ao som do “Arribalé” com a participação do grupo Coral de Portimão e a Orquestra de Acordeões da Academia de Música de Lagos que unirem as vozes aos instrumentos – um momento muito especial que enriqueceu ainda mais este emblemático evento. No espaço da Antiga Lota realizou-se uma demonstração ao vivo  de preparação de algumas “artes” piscatórias locais, como o remendar das redes de uma traineira ou o “safar” e “iscar” os aparelhos de pesca artesanal de Alvor e exibidos alguns filmes sobre a pesca em Portimão.

A sardinha no pão é a mais procurada pelos visitantes, mais que não seja para cumprir a tradição. Este ano custa dois euros e vinte cêntimos mas os visitantes podem optar pelo menu que inclui uma bebida por três euros e cinquenta cêntimos, os que não apreciam a rainha da festa podem optar por outro tipo de petisco, o que está mesmo garantido é muita animação.

Além da sardinha e de outros petiscos, o artesanato também tem uma presença forte, assim como a doçaria e outros produtos regionais que participam no festival.

O Festival da Sardinha,  é uma organização da Câmara Municipal de Portimão em parceria com a Associação de Turismo de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, APS – Administração dos Portos de Sines, e a EMARP – Águas e Resíduos de Portimão.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Rádio Utopia

o som de uma nova realidade!

Current track
TITLE
ARTIST

Background