Curta Metragem Água Mole no 42º TIFF Toronto

Written by on Agosto 9, 2017

Água Mole de Laura Gonçalves e Xá (Alexandra Ramires) vai integrar a competição do 42.º TIFF – Toronto International Film Festival, que decorre entre 7 e 17 de setembro no Canadá.

A curta-metragem de animação documental será apresentada em estreia norte-americana no programa “Short Cuts”. Jason Anderson, programador desta secção do festival e crítico de cinema, descreve o filme como uma “combinação requintada de animação desenhada à mão e documentário de áudio, onde os últimos habitantes de uma vila moribunda refletem o destino da sua casa e o seu legado. No entanto, mesmo quando o resto do mundo se apega às suas crenças em progresso, outras noções flutuam à superfície dessas pessoas.”

Desenvolvida com recurso à técnica da gravura, a animação Água Mole é um poético retrato da desertificação do interior do país através do ponto de vista dos que se recusam a abandonar o local onde nasceram. O filme, produzido pela Bando À Parte, junta entrevistas reais a uma narrativa ficcionada.

“Este filme surgiu a partir de um conjunto de viagens que fomos fazendo no interior de Portugal, onde recolhemos alguns registos sonoros. A curta pretende mostrar principalmente o lado de quem opta por ficar na sua terra nestas correntes migratórias”, explicaram as realizadoras quando a curta-metragem estreou, em maio, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Dupla Laura Gonçalves e Alexandra Ramires

Laura Gonçalves nasceu em 1988 e concluiu o curso de Arte e Multimédia-Animação na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Trabalhou em filmes de José Miguel Ribeiro, Marta Monteiro, Vasco Sá e David Doutel, Joana Bartolomeu e Joana Toste. Em 2012, realizou a sua primeira curta de animação “Três Semanas Em Dezembro”, no âmbito do Mestrado de Animação na Arts University Bournemouth, filme que conquistou o Prémio Jovem Cineasta Português no Cinanima. Em 2015, realizou, juntamente com Abi Feijó, Alice Guimarães e Daniela Duarte, a curta “Nossa Senhora da Animação”, produzida pela Curtas Metragens CRL, já exibida na RTP e nos Canais TVCine e Séries.

Alexandra Ramires (Xá) nasceu em 1987 e licenciou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Começou a trabalhar em animação em 2009 na produtora Sardinha Em Lata onde colaborou em filmes de David Doutel e Vasco Sá, José Miguel Ribeiro e Marta Monteiro. Desde 2013, trabalha na produtora Bando À Parte onde voltou a colaborar com David Doutel e Vasco Sá na animação “Fuligem” e na curta “Fim de Linha” de Paulo D’Alva e António Pinto.  Água Mole é o seu primeiro filme.

 

 

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Rádio Utopia

o som de uma nova realidade!

Current track
TITLE
ARTIST

Background