Doclisboa e o novo formato do festival

Written by on Junho 15, 2020

A próxima edição do Doclisboa adaptará o seu formato ao contexto que vivemos. Será dividida em módulos, entre os meses de Outubro 2020 e Março 2021. Com este novo modelo, o Doclisboa não será segmentado pelas suas secções habituais, mas cada momento será antes guiado por uma ideia orientadora sob a qual estarão filmes que trazem consigo a habitual diversidade formal e temática.

De 22 de Outubro a 1 de Novembro, terá lugar o primeiro momento do festival. De Novembro a Março, será apresentada programação uma semana por mês, nas salas habituais. Esta edição não será estruturada pelas secções e competições usuais mas manterá a pluralidade de olhares, linguagens e modos de pensar em cada momento. A programação será acompanhada por um maior número de debates e conversas, em que exploraremos as possibilidades e questões lançadas pelos filmes.  



O Nebulae, a secção do festival dedicada à indústria, terá lugar integralmente em plataformas online, o que permitirá integrar mais participantes de vários e novos locais do mundo. 

O Doclisboa avaliou todas as possibilidades para fazer face aos enormes desafios que este período nos tem colocado. É fundamental que esta edição do festival responda a estes desafios ao mesmo tempo que garanta os nossos valores fundamentais: apresentar uma programação relevante, apoiar o desenvolvimento do cinema independente e reafirmar a natureza colectiva da experiência do cinema.

O festival é um lugar de encontros em torno do cinema e é na sala de cinema que queremos continuar a desvendar o mundo, juntos. Esta é uma época de incertezas, mas este novo modelo permite salvaguardar essa experiência acima de tudo. Alongando o festival por vários meses, permitimos um acompanhamento mais linear da programação, assim como mais debates, mais conversas e uma maior reflexão sobre os filmes que apresentamos.

O compromisso com os filmes mantém-se: o Doclisboa será um encontro com o público, mas também um encontro com todos os que possam levar os filmes para outras salas e outros públicos.


Rádio Utopia (Chrome)

(ouvir em browsers Chromium)

Current track

Title

Artist

Current show

Tolerância Zero

16:00 20:00

Background