Jornadas Europeias do Património com programa de luxo

Written by on Setembro 16, 2017

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do ICOMOS que pretende sensibilizar os cidadãos da Europa para a valorização do Património.

Este ano irão decorrer de 22 a 24 de setembro, subordinadas ao tema Património Natureza: Pessoas – Lugares – Histórias. Neste âmbito e integrado no Programa DiVaM – Dinamização e Valorização dos Monumentos – a Direção Regional de Cultura do Algarve  preparou um programa cultural para os monumentos da região, que pretende realçar e preservar a relação das dimensões “natureza” e “património”, fundamental para a valorização do território, para a promoção das identidades locais  e da qualidade de vida da comunidades.

 

 

Destacamos do vasto programa das Jornadas Europeias do Património:

Fortaleza de Sagres

“Momentos Fantásticos com Património: Lugares Falados em Comum”, um projeto da Vicentina – Associação Para o Desenvolvimento do Sudoeste, irá acontecer na Fortaleza de Sagres nos dias 23 a 24 de setembro (das 17h00às 9h30).

Projeto multidisciplinar direcionado para famílias, integra um enquadramento do lugar “Que lugar é este?” por Rui Parreira, pelas 17h30, seguido do Chá das 5 – Grupo de Leitura Teatral, às 18h30.  Esta é uma criação de Neusa Dias, Paula Gonçalves, Cristina Chafirovitch, Inês Cardoso e Marta Gorgulho, acolhida pela associação cultural, Rizoma Lab.

Ruinas Romanas de Milreu

 

“Do Saber ao Fazer: Bioexperiências Romanas no Labor”, irá acontecer entre as 15h e as 17h30.

O projeto pretende dar a conhecer o estilo de vida dos romanos que habitaram este local, assim como as técnicas e conceitos científicos por eles aplicados. Haverá actividades de pintura em revestimento de cal, identificação de recursos marinhos utilizados pelos romanos, processos de produção de ingredientes e unguentos, com um espaço infanto-juvenil e mostra de produtos regionais.

Projeto do Centro de Ciência Viva do Algarve, Universidade do Algarve, Barroca e Requinte Turquesa.

Monumentos Megalíticos de Alcalar

Os “Sons Daqui”, por  SONDA, um projeto de Pedro Glória, apresentado por Rizoma Lab – Associação Cultural, entre as 19h18 e as 21h. Trata-se de uma intervenção multimédia em formato de instalação/performance audiovisual, que os elementos recolhidos partem de uma abordagem direta à comunidade que habita em torno do monumento, e serão integrados em tempo real na experiência sensorial, sonora e auditiva, desenhada especificamente para este monumento. Coincidindo com o equinócio de Outono será o momento ideal para observar o pôr-do-sol e o céu estrelado. Conta com o apoio do Museu Municipal de Portimão.

 


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Rádio Utopia

o som de uma nova realidade!

Current track
TITLE
ARTIST

Background