Lisbon Beer Fest e Feira do Livro de Lisboa

Written by on Junho 6, 2019

“Uma Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa”

Depois da apresentação em Lisboa, na Livraria Ler Devagar e na Cervejeira Dois Corvos, a “Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa” continua o seu percurso com paragens no Pátio da Cerveja – Lisbon Beer Fest, entre hoje, dia 6 e o 8 de Junho; na Feira do Livro de Lisboa, dia 9; passando por Castelo Rodrigo (Cantinho Café), logo no dia seguinte (10); pelo Porto (Catraio), no dia 22, e com muitas outras visitas que também incluem o Funchal e novamente Lisboa (Colares).

Projecto pioneiro em Portugal, “Uma Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa”, de Bruno Aquino e Domingos Quaresma, é uma visita guiada ao fabuloso mundo da cerveja artesanal, produto que tem vindo a conquistar cada vez mais apreciadores no nosso país. Uma visão abrangente sobre a história da cerveja, ingredientes, estilos e harmonizações com comida. E um incentivo para que se aventure a fazer a sua própria cerveja! Inclui notas de prova das 50 melhores cervejas artesanais portuguesas e 15 sugestões que os autores acharam que não devemos de todo perder. Porque cada copo de cerveja é um conjunto único de sensações, concebido para ser partilhado entre amigos.

Algumas Curiosidades sobre Cerveja

  • Sabia que há mais de 7 mil anos os povos da Mesopotâmia já faziam cerveja?
  • Sabia que pode produzir cerveja em casa de forma simples e barata?
  • Sabia que existem tipos de cerveja que pode deixar envelhecer e outros que deve beber logo?
  • Sabia que os vários estilos de cerveja devem ser bebidos a temperaturas diferentes?
  • Sabia que existem vários tipos de copo conforme o estilo de cerveja que se vai beber?
  • Sabia que existem hoje mais de 100 marcas portuguesas de cerveja artesanal?

Uma Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa

Bruno Aquino

É o rosto da cerveja artesanal em Portugal e um dos embaixadores em eventos que temos no estrangeiro. Tem dedicado toda a sua energia criadora a tirar cursos, organizar concursos, dar palestras e escrever artigos. Já há uns anos que andava a pensar escrever um livro sobre cerveja artesanal, mas o facto de escrever as notas de prova de mais de 12500 cervejas que já bebeu deixou-o com pouco tempo livre. Refere, por várias vezes, de uma forma simples e clara, que gosta de todos os estilos de cerveja, mas foi ao beber uma quadruple belga que sentiu o chamamento de dedicar a sua vida à divulgação da cerveja artesanal.

Domingos Quaresma

Não tendo formação cervejeira digna desse nome, o seu conhecimento resulta de todas as caricas que já fez saltar e de ter uma audição atenta, que lhe permite escutar as conversas de entendidos nas mesas em redor da sua. Acompanha o movimento cervejeiro artesanal português desde 2005, altura em que as coisas ainda se passavam maioritariamente em caves escuras e garagens. Numa noite de copos mais animada prometeu que havia de escrever o primeiro livro sobre cerveja artesanal portuguesa. Amante de cerveja belga, vive com a mágoa dos monges trapistas nunca se terem estabelecido em Portugal.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *



Rádio Utopia

o som de uma nova realidade!

Current track

Title

Artist

Background