Current track
Title
Artist

Current show

Cafeina

09:00 12:00

Current show

Cafeina

09:00 12:00

Background

Os Franz Ferdinand em destaque na Rádio Utopia

Written by on Março 4, 2018

Os Franz Ferdinand são uma banda de rock formada em 2002 em Glasgow, Escócia. A banda é formada por Alex Kapranos (vocais e guitarra), Bob Hardy (baixo) e Paul Thomson (bateria, percussão e vocais de apoio), junto com Dino Bardot e Julian Corrie. Inspirada nos Talking Heads bem como de outras bandas da década de 1980, sem deixar de lado a pegada e ritmos dançantes do indie rock dos anos 2000, foi considerada uma das grandes revelações da cena musical no ano de 2004, tendo ganho o Mercury Music Prize.

Os membros dos Franz Ferdinand tocaram em várias bandas durante os anos 1990 como The Karelia, The Yummy Fur, 10p Invaders e Embryo. Alex Kapranos e Paul Thomson tocaram juntos em Yummy Fur e, posteriormente, se uniram para escrever canções. Na mesma época, Kapranos ensinou o seu amigo Robert Hardy como tocar baixo depois de comprar um baixo de um amigo. Kapranos se juntou ao guitarrista Nick McCarthy, que voltou à Escócia depois de estudar jazz na Alemanha, em 2001. O Engenheiro de Som do Franz Ferdinand é o mesmo desde o início da carreira da banda, e se chama Michael Parker.

Em maio de 2003, a banda assinou contrato com a gravadora Domino Records. A banda gravou um EP em que pretendiam libertar-se; entretanto, somente foi lançado pela Domino como Darts of Pleasure no final de 2003. A arte da capa foi desenhada por Thomson. Ele chegou ao número 43 no ranking do Reino Unido. A banda ganhou o “Phillip Hall Radar Award” no NME Awards de 2004, anunciado em novembro de 2003.

Em julho de 2016, a banda anunciou que o guitarrista Nick McCarthy não participaria mais de novas gravações e turnês do próximo álbum deles, para que ele pudesse se concentrar mais na sua família e em outros projetos musicais. O grupo, contudo, afirmou que ele poderia voltar eventualmente para novos trabalhos. Em 14 de outubro de 2016, lançaram a canção “Demagogue”, uma música de protesto contra Donald Trump, o candidato republicano na eleição presidencial nos Estados Unidos em 2016.

Em fevereiro de 2018, a banda lançou o disco “Always Ascending”, o seu quinto álbum de estúdio. A banda enbarcou então n uma nova digressão para promover seu novo trabalho, que passará este verão por Lisboa no Nos Alive.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *