Current track
TITLE
ARTIST

Current show

Current show

Background

Os Franz Ferdinand em destaque na Rádio Utopia

Written by on Março 4, 2018

Os Franz Ferdinand são uma banda de rock formada em 2002 em Glasgow, Escócia. A banda é formada por Alex Kapranos (vocais e guitarra), Bob Hardy (baixo) e Paul Thomson (bateria, percussão e vocais de apoio), junto com Dino Bardot e Julian Corrie. Inspirada nos Talking Heads bem como de outras bandas da década de 1980, sem deixar de lado a pegada e ritmos dançantes do indie rock dos anos 2000, foi considerada uma das grandes revelações da cena musical no ano de 2004, tendo ganho o Mercury Music Prize.

Os membros dos Franz Ferdinand tocaram em várias bandas durante os anos 1990 como The Karelia, The Yummy Fur, 10p Invaders e Embryo. Alex Kapranos e Paul Thomson tocaram juntos em Yummy Fur e, posteriormente, se uniram para escrever canções. Na mesma época, Kapranos ensinou o seu amigo Robert Hardy como tocar baixo depois de comprar um baixo de um amigo. Kapranos se juntou ao guitarrista Nick McCarthy, que voltou à Escócia depois de estudar jazz na Alemanha, em 2001. O Engenheiro de Som do Franz Ferdinand é o mesmo desde o início da carreira da banda, e se chama Michael Parker.

Em maio de 2003, a banda assinou contrato com a gravadora Domino Records. A banda gravou um EP em que pretendiam libertar-se; entretanto, somente foi lançado pela Domino como Darts of Pleasure no final de 2003. A arte da capa foi desenhada por Thomson. Ele chegou ao número 43 no ranking do Reino Unido. A banda ganhou o “Phillip Hall Radar Award” no NME Awards de 2004, anunciado em novembro de 2003.

Em julho de 2016, a banda anunciou que o guitarrista Nick McCarthy não participaria mais de novas gravações e turnês do próximo álbum deles, para que ele pudesse se concentrar mais na sua família e em outros projetos musicais. O grupo, contudo, afirmou que ele poderia voltar eventualmente para novos trabalhos. Em 14 de outubro de 2016, lançaram a canção “Demagogue”, uma música de protesto contra Donald Trump, o candidato republicano na eleição presidencial nos Estados Unidos em 2016.

Em fevereiro de 2018, a banda lançou o disco “Always Ascending”, o seu quinto álbum de estúdio. A banda enbarcou então n uma nova digressão para promover seu novo trabalho, que passará este verão por Lisboa no Nos Alive.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *