Após 7 anos avança recuperação do Castelo de Paderne

Written by on Agosto 9, 2017

Restauro do Castelo de Paderne com luz verde para avançar, após 7 anos de espera por financiamento.

A aguardar financiamento desde 2010, o projeto de Conservação e Restauro dos Módulos de Taipa Almóada do Castelo de Paderne considerado Imóvel de Interesse Público tem agora luz verde para avançar.

A verba para a intervenção no Castelo de Paderne, advém da candidatura efetuada em 2016 ao CRESC ALGARVE 2020 que assegura 60% do valor necessário, o restante valor foi conseguido através de 2 protocolos de colaboração assinados entre Direção Regional da Cultura do Algarve, Município de Albufeira e Millennium bcp.

O projeto estabelece o saneamento de um conjunto de patologias que colocam em risco a continuidade da torre como património histórico, tem como prioridades a utilização da taipa para reposição da chamada “pele do monumento” e procura reanimar o seu valor patrimonial com novos usos culturais, nomeadamente a fruição e visita ao topo.

 

Para além da conservação e do restauro há também objectivos de valorização e de comunicação, propondo-se como outras das ações principais o levantamento científico e documental da intervenção e a produção de uma monografia que testemunhe a história, o trabalho desenvolvido e os seus resultados.

 

 

O valor total da intervenção somará no conjunto dos 2 anos, cerca de 591.000 euros, sendo que em 2017 o investimento total é de 131.921,49, incluindo a obra prevista de 4 meses para a Torre Albarrã e a produção de uma monografia, e no segundo ano incluindo a restante obra no valor previsto de 459.271 euros que corresponde à 2ª fase da intervenção.


Reader's opinions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Rádio Utopia

o som de uma nova realidade!

Current track
TITLE
ARTIST

Background