We'll be back soon

Fim de Emissão da Rádio Utopia

No passado, dia 31 de janeiro, e 14 anos depois, foi o dia de rodar o botão do emissor para OFF.


Esta foi a mais difícil decisão a tomar, como é obvio, mas as conjeturas de várias situações levaram-nos a fazer algo que não nos passava pela cabeça, num futuro próximo.


A situação económica de calamidade que vivemos, e que se vai perpetuar nos próximos tempos, aliada à enorme calamidade de saúde publica, torna difícil manter qualquer projeto que seja em pé, e sendo uma rádio online, o “incoming” proveniente da publicidade já de si reduzido, nestas condições ficou gravemente afetado.


E como sempre vivemos sem apoios de qualquer espécie, privados ou públicos, e agora para mais ainda com o pressing, durante os últimos meses, das entidades que cobram os Direitos Conexos, em que demonstram a intenção de cobrar valores incomportáveis para uma rádio online. Fica assim, ainda mais complicado manter uma rádio No Ar.


A Rádio Utopia é uma rádio legalmente registada e paga os seus direitos de autor à SPA, mas isso neste país não basta, querem sempre mais.


Se somos a favor que uma rádio pague direitos de autor? Sim, mas é um assunto bastante discutível, na medida em que os valores pagos, não chegam às bandas que diariamente eram aqui divulgadas, facto relatado pelas mesmas bandas e artistas. E são até os artistas e editoras que nos pedem para os divulgar. Há algo aqui “confuso”, não?


Então para onde vai o dinheiro? Deixamos aqui a questão em aberto…


Sentimos que fizemos a diferença, divulgamos muitos artistas, bandas, produtores e Dj´s Portugueses, chegando diariamente em média a mais de 140 países, levando o nome de Lagos, e do Algarve a todos os cantos do mundo, e com uma cota de música Portuguesa de entre os 32% e os 40% mensalmente, nestes 14 anos. Foi assim pensado, e foi esse o objetivo da Rádio Utopia, e assim o fizemos acontecer.


Atualmente com 32% de cota mensal de música nacional? Sim, bem dentro do que o governo agora impôs (outro assunto bastante questionável).


É algo que não é fácil, mantendo sempre a linha musical da rádio, e mantendo acima de tudo a qualidade. A verdade é que não foi fácil, mas também não foi, e não é totalmente impossível. Mas desenganem-se os artistas se pensam, que será com cotas impostas que se vão fazer ouvir. Pelo contrário, é com a boa qualidade dos trabalhos musicais, aliados a projetos de média fortes, inovadores e diferenciáveis.


Esta é a fórmula, caso contrário, quem ganhará serão os Spotify´s, e iTune´s que por aí proliferam, sem constrangimentos de qualquer espécie.


Resta-nos agradecer a todos os que connosco colaboraram ao longo destes 14 anos, na produção de programas. Aos artistas, bandas, produtores, Djs, e editoras, que até nós nos fizeram chegar os melhores trabalhos de quase uma década e meia, e acreditaram que connosco chegavam a outros lugares, e a outros ouvidos.


Uma palavra especial, a todos os ouvintes, seguidores, amigos, e entidades culturais que nos ouviram e que connosco colaboraram, o nosso obrigado por estarem desse lado, e por escolherem descobrirem algo diferente e novo.


Até um dia, obrigado por tudo, e não deixem de ouvir música, porque ainda vão encontrar por aí aquela sonoridade, aquele som de uma nova realidade!


Cuidem-se!


Rádio Utopia
O som de uma nova realidade!